Visão Geral

GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA

A Companhia busca continuamente o alinhamento às melhores práticas de governança corporativa do mercado. Nesse sentido, os princípios de governança corporativa contidos no Código das Melhores  Práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (“IBGC”) servem de balizadores das ações de melhoria implementadas pela Companhia desde 2016, e em consonância com as melhores práticas adotadas no mercado.

Com a abertura do capital em 2017, e ingresso no segmento especial de listagem da B3 denominado Novo Mercado (“Novo Mercado”), foram realizadas diversas medidas a fim de atender às exigências  do Regulamento do Novo Mercado, como a reforma do Estatuto Social da Companhia. Adicionalmente, em abril de 2018, o Estatuto Social da Companhia foi novamente revisto para atendimento às alterações da nova versão do Regulamento do Novo Mercado. Revisamos, também, nossas políticas de Indicação de membros do Conselho Fiscal, do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva e de Transações com Partes Relacionadas.

A partir da conclusão da oferta pública secundária de ações da Companhia, em 24 de julho de 2019, entrou em vigor o novo Estatuto Social regulando o status jurídico de companhia privada. Dentre as principais alterações desta revisão, destacam-se: (a) a transformação do Comitê de Minoritários em Comitê de Governança Corporativa e Partes Relacionadas; (b) a implementação de quórum qualificado para matérias estratégicas na alçada do Conselho de Administração; e (c) a inclusão de dispositivo prevendo a realização de oferta pública de aquisição de ações por atingimento de participação relevante.

No contexto de aderência às melhores práticas, nosso Conselho de Administração é composto por membros do mercado com notória experiência e capacidade técnica, eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, sendo, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de membros independentes, conforme definição do Regulamento do Novo Mercado. Este percentual de membros independentes é superior ao exigido pelo Regulamento do Novo Mercado.

Além disso, o prazo de gestão dos conselheiros é unificado, não podendo ser superior a 2 (dois) anos, sendo admitidas, no máximo, 3 (três) reeleições consecutivas. Estes mesmos parâmetros também se aplicam aos membros da Diretoria Executiva. Adicionalmente, a Companhia veda a acumulação dos cargos de Diretor Presidente e Presidente do Conselho de Administração pela mesma pessoa.

Realizamos avaliação de desempenho do Conselho de Administração, Conselho Fiscal e da Diretoria Executiva, conforme disposto em seus regimentos internos. Tal avaliação tem como objetivo analisar periodicamente o desempenho e a contribuição dos órgãos de administração da Companhia, enquanto colegiados, de seus administradores e dos membros dos comitês de assessoramento ao Conselho de Administração.

Aperfeiçoamos a implantação de mecanismos de prevenção, detecção e resposta a eventos de fraude e corrupção, englobando, dentre outras iniciativas, a avaliação de integridade para designação de membros da Alta Administração e de todos os gerentes da Companhia (background check), além da realização de treinamentos para os nossos empregados com foco na disseminação de padrões éticos.

Ademais, nossa Diretoria Executiva e Gerências Executivas são compostas por profissionais com extensa experiência e know-how em suas áreas, e com conhecimento nos respectivos mercados de atuação. Todos os atuais membros da Diretoria Executiva, por exemplo, possuem mais de 20 anos de experiência profissional, e vasta atuação no setor de distribuição de combustíveis.

Powered by